sexta-feira, 21 de outubro de 2016






Educação a Distância
    A modalidade educacional, a educação a distância (conhecida como EAD), permite que professores e alunos estejam em ambientes físicos diferentes, e também o aluno tem a capacidade de poder gerenciar o seu próprio aprendizado, ou seja, possibilita que o aluno crie o seu próprio horário para estudar de acordo com o seu tempo disponível, pois geralmente as aulas são ministradas através das tecnologias de informação e comunicação, como por exemplo: a internet, CD-ROM, matérias impressos, telefone celular, e ambientes virtuais de aprendizagem, portanto o aluno deverá comparecer a instituição de ensino apenas para realizar as provas.
    A qualidade da EAD não é inferior as presencias, no entanto muitas pessoas não conhecem de perto, ou melhor, nunca fizeram um curso a distância, e também muitos não se adaptam a ambientes virtuais, e há uma crítica devido de que sem o contato físico, há uma perda profunda de comunicação, por isso a sociedade ainda tem preconceito quanto a isso. E o ponto forte e positivo é de que possibilita as pessoas que trabalham e por isso não podem frequentar as aulas presencias, e assim podem ter acesso as aulas em horários alternativos.
Contudo a EAD necessita de um processo didático diferenciado, pois a interação não ocorre pessoalmente com o professor, mas sim é mediatizado. Com isso a didática deve estimular a aprendizagem colaborativa, e a comunicação entre professores, alunos e colegas. Há uma equipe multidisciplinar composta por profissionais especialistas responsáveis a preparação de conteúdos onde será disponibilizado aos alunos.
Os modelos teóricos na EAD propostos para fundamentar as práticas nessa modalidade, são baseados em pelo menos sete grandes atores, onde são essas as teorias de cada um deles: Teoria da Industrialização: (Originada por Otto Peters), Teoria da Distância Transacional e Autonomia do Aprendiz: (Michael Moore), Teoria da Conversação Didática Guiada: (Borje Holmberg), Teoria da Reintegração dos Atos de Ensino e Aprendizagem (Demond Keegan), Teoria da Comunicação e Controle do Aprendiz (D.R. Garrison) e a Teoria da Tridimensionalidade (Verdium e Clark).
    No Brasil, a discussão sobre as Políticas Públicas na modalidade educacional, começa a partir de 1996, com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Uma das políticas públicas sobre a EAD, existente no Brasil é regulamentada pelo decreto 5.800 de 08 de junho de 2006, a UAB – Universidade Aberta do Brasil, que é um sistema integrado por universidades públicas, por meio do uso da metodologia da Educação a Distância.

Referência
MACIEL, Fátima, Margareth. RUARDO, Maria, Laurete. Novas Tecnologias Aplicadas à Educação. Universidade Estadual do Centro Oeste – Unicentro.

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