Educação
a Distância
A modalidade educacional, a educação a
distância (conhecida como EAD), permite que professores e alunos estejam em
ambientes físicos diferentes, e também o aluno tem a capacidade de poder
gerenciar o seu próprio aprendizado, ou seja, possibilita que o aluno crie o
seu próprio horário para estudar de acordo com o seu tempo disponível, pois
geralmente as aulas são ministradas através das tecnologias de informação e
comunicação, como por exemplo: a internet, CD-ROM, matérias impressos, telefone
celular, e ambientes virtuais de aprendizagem, portanto o aluno deverá
comparecer a instituição de ensino apenas para realizar as provas.
A qualidade da EAD não é inferior as
presencias, no entanto muitas pessoas não conhecem de perto, ou melhor, nunca
fizeram um curso a distância, e também muitos não se adaptam a ambientes
virtuais, e há uma crítica devido de que sem o contato físico, há uma perda
profunda de comunicação, por isso a sociedade ainda tem preconceito quanto a
isso. E o ponto forte e positivo
é de que possibilita as pessoas que trabalham e por isso não podem frequentar
as aulas presencias, e assim podem ter acesso as aulas em horários alternativos.
Contudo a EAD necessita de um processo
didático diferenciado, pois a interação não ocorre pessoalmente com o
professor, mas sim é mediatizado. Com isso a didática deve estimular a
aprendizagem colaborativa, e a comunicação entre professores, alunos e colegas.
Há uma equipe multidisciplinar composta por profissionais especialistas
responsáveis a preparação de conteúdos onde será disponibilizado aos alunos.
Os
modelos teóricos na EAD propostos para fundamentar as práticas nessa
modalidade, são baseados em pelo menos sete grandes atores, onde são essas as
teorias de cada um deles: Teoria da Industrialização: (Originada por Otto
Peters), Teoria da Distância Transacional e Autonomia do Aprendiz: (Michael
Moore), Teoria da Conversação Didática Guiada: (Borje Holmberg), Teoria da
Reintegração dos Atos de Ensino e Aprendizagem (Demond Keegan), Teoria da
Comunicação e Controle do Aprendiz (D.R. Garrison) e a Teoria da
Tridimensionalidade (Verdium e Clark).
No Brasil, a discussão sobre as Políticas
Públicas na modalidade educacional, começa a partir de 1996, com a Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Uma das políticas públicas sobre a
EAD, existente no Brasil é regulamentada pelo decreto 5.800 de 08 de junho de
2006, a UAB – Universidade Aberta do Brasil, que é um sistema integrado por
universidades públicas, por meio do uso da metodologia da Educação a Distância.
Referência
MACIEL,
Fátima, Margareth. RUARDO, Maria, Laurete.
Novas Tecnologias Aplicadas à Educação. Universidade Estadual do Centro
Oeste – Unicentro.
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