terça-feira, 8 de novembro de 2016

CONSTRUCIONISMO
O construcionismo é uma teoria Educacional, ou de aprendizagem, proposta por Seymour Papert, originalmente em 1980, onde se baseia na reconstrução teórica a partir do construtivismo de Jean Piaget. A qual procura explicar o que é conhecimento e como ele é desenvolvido pelas pessoas em diferentes momentos de suas vidas. De acordo com Piaget, as pessoas constroem conhecimento na medida em que agem sobre o objeto de conhecimento (uma coisa, uma ideia ou uma pessoa) e sofrem uma ação deste objeto.
Dessa forma, assumindo que o conhecimento é ativamente construído pelas pessoas, Papert (1986), propõe que educar consiste em criar situações para que os aprendizes se engajem em atividades que alimentem este processo construtivo.
Educar, portanto, é principalmente dar condições para que os alunos construam, mas não se resume a isso. O Construcionismo postula que o aprendizado ocorre especialmente quando o aprendiz está engajado em construir um produto de significado pessoal (por exemplo, um poema, uma maquete ou um website), que possa ser mostrado a outras pessoas. Portanto, ao conceito de que se aprende melhor fazendo, o Construcionismo acrescenta: aprende-se melhor ainda quando se gosta, pensa e conversa sobre o que se faz. Portanto, podemos concluir que as ideias construcionistas sugerem uma forte relação entre projetar e aprender.
Na proposta construcionista de Papert (1986 e 1994), o aluno usando o computador, visualiza suas construções mentais relacionando o concreto e o abstrato por meio de um processo interativo favorecendo a construção do conhecimento.
Assim sendo, O computador desperta, na maioria dos alunos a motivação que pode ser o primeiro “triunfo” do educador para resgatar a criança que não vai bem na sala de aula. Ele funciona como um instrumento que permite uma interação aluno-objeto, aluno-aluno e aluno-professor, baseada nos desafios e trocas de experiências.

Referências:
Acesso em: 30/05



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.