CONSTRUCIONISMO
O
construcionismo é uma teoria Educacional, ou de aprendizagem, proposta por
Seymour Papert, originalmente em 1980, onde se baseia na reconstrução teórica a
partir do construtivismo de Jean Piaget. A qual procura explicar o que é
conhecimento e como ele é desenvolvido pelas pessoas em diferentes momentos de
suas vidas. De acordo com Piaget, as pessoas constroem conhecimento na medida
em que agem sobre o objeto de conhecimento (uma coisa, uma ideia ou uma pessoa)
e sofrem uma ação deste objeto.
Dessa
forma, assumindo que o conhecimento é ativamente construído pelas pessoas, Papert
(1986), propõe que educar consiste em criar situações para que os aprendizes se
engajem em atividades que alimentem este processo construtivo.
Educar,
portanto, é principalmente dar condições para que os alunos construam, mas não
se resume a isso. O Construcionismo postula que o aprendizado ocorre
especialmente quando o aprendiz está engajado em construir um produto de
significado pessoal (por exemplo, um poema, uma maquete ou um website), que
possa ser mostrado a outras pessoas. Portanto, ao conceito de que se aprende
melhor fazendo, o Construcionismo acrescenta: aprende-se melhor ainda quando se
gosta, pensa e conversa sobre o que se faz. Portanto, podemos concluir que as ideias
construcionistas sugerem uma forte relação entre projetar e aprender.
Na
proposta construcionista de Papert (1986 e 1994), o aluno usando o computador,
visualiza suas construções mentais relacionando o concreto e o abstrato por
meio de um processo interativo favorecendo a construção do conhecimento.
Assim
sendo, O computador desperta, na maioria dos alunos a motivação que pode ser o
primeiro “triunfo” do educador para resgatar a criança que não vai bem na sala
de aula. Ele funciona como um instrumento que permite uma interação
aluno-objeto, aluno-aluno e aluno-professor, baseada nos desafios e trocas de
experiências.
Referências:
<http://www.fisica-interessante.com/files/artigo-construcionismo_papert_objeto_de_aprendizagem.pdf>.
Acesso
em: 30/05
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